Pós-graduação em Gestão Pública

Confirmadas

Fevereiro de 2022

Sobre o curso

Capacitar profissionais para o setor público, em suas diversas áreas, abordando temas pertinentes à gestão pública e a demanda atual no país. Os temas de gestão estratégica são voltados a prestação de serviços públicos de qualidade a sociedade. Essa formação também tem a proposta de habilitar profissionais ligados a área de administração pública nas operações das ferramentas de gestão. Isso possibilitará eficiência na administração pública, possibilitando um melhor atendimento as necessidades sociais.

O perfil do egresso corresponde a uma base de formação para a área de administração, com a especificidade legalista da gestão da área pública. Assim, o profissional, a par da visão especializada para operação no seu campo de trabalho, desenvolverá competências profissionais, sociais e intelectuais gerais da área, para que o egresso possa inscrever sua profissão em uma percepção fundamentada da área de Administração, sociedade contemporânea e da função pública. Terá deste modo, uma visão integradora possibilitando a compreensão da interface dos processos de gestão em suas várias vertentes.

O profissional deve, ainda, ter capacidade de adequação à complexidade e velocidade das mudanças econômicas, socioculturais e tecnológicas, preparado, portanto para enfrentar as transformações das tecnologias e da economia.

Do ponto de vista social e ético, deve permitir atitude crítica quanto ao exercício da gestão, especialmente a pública, quanto às repercussões de seu trabalho e, ainda, quanto às necessidades da sociedade.

Competências Gerais:

• Planejar e gerenciar políticas públicas.
  • Planejar e gerenciar o ciclo financeiro setor público
  • Proteger a liquidez dos órgãos e empresas públicas.
  • Planejar os recursos financeiros da empresa ou órgão público e de seus departamentos.
  • Identificar políticas de investimentos e financiamento, administrando receitas, despesas e patrimônio público.
  • Identificar as necessidades de recursos e oportunidades de investimentos.
  • Dirigir pessoas de forma participativa, obtendo resultados e colaborando para que os objetivos sejam alcançados.
  • Trabalhar com sistemas informatizados de planejamento e controle das atividades.
  • Entender as inter-relações dos departamentos na atividade pública com visão sistêmica.
  • Talento para dirigir pessoas.
  • Competências de gestão orientadas para a obtenção de resultados.
  • Competências de gestão de recursos materiais e tecnológicos.
  • Talento para comunicar e estabelecer parcerias.
  • Planejar gastos obedecendo às diretrizes orçamentárias.
  • Reconhecer, identificar e interpretar as diretrizes das políticas públicas.
  • Identificar as estruturas orçamentárias e relacioná-las com os processos de gestão financeiros específicos.
  • Utilizar os instrumentos de planejamento, bem como executar, controlar e avaliar os procedimentos dos ciclos: pessoal, recursos materiais, tributários, financeiro, contábil, do patrimônio, dos seguros, da produção e dos sistemas de informação.
  • Gerenciar seu tempo e espaço de trabalho.

Objetivos do Curso

Proporcionar o conhecimento sobre a gestão pública;

Favorecer o entendimento sobre as funções econômicas, orçamentárias e financeiras do Estado;

Proporcionar a compreensão prática e teórica sobre políticas públicas, abrangendo sua formulação, implementação, monitoramento e avaliação;

Garantir ao aluno a compreensão sobre o ciclo de gestão governamental, envolvendo suas peculiaridades, seus marcos teóricos e os instrumentos que lhes são inerentes;

Formar profissionais para atuarem nas áreas estratégicas do Estado;

Elevar a capacidade dos atuais e dos futuros quadros da Administração Pública;

Fomentar o desenvolvimento profissional do aluno;

Compreender o funcionamento dos órgãos legislativos;

À vista:

Parcelado:

12X R$ 240,00

Egressos:

12X R$ 210,80

Alunos 9º e 10º sem.:

12X R$ 198,00

*Valores diferentes para alunos, alunos egressos da Faculdade Processus e ex-aluno OAB.

Quem pode fazer pós-graduação?

Os cursos de pós-graduação da Processus podem ser realizados por graduados em qualquer curso.

Posso fazer pós-graduação com curso tecnólogo?

Os tecnólogos são cursos com diploma do ensino superior, por isso o tecnólogo pode fazer pós-graduação. Além disso, o diploma de tecnólogo também permite aos profissionais prestar concurso público para o nível superior, exceto para os casos em que o edital exige o bacharelado em uma determinada área.

Critérios para seleção

Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, em qualquer área.
Análise do Currículo Vitae e do perfil do candidato, em relação às peculiaridades do curso.

Público Alvo

Profissionais em geral e candidatos(as) às carreiras públicas de gestor público, analista e técnicos da área da Administração Pública, consultor legislativo e profissionais com nível superior interessados na área de planejamento, gestão governamental e políticas públicas.

– Curso Remoto (100% online) ou;
– Curso Presencial + Aulas gravadas.

* As aulas serão gravadas no auditório interativo e disponibilizadas virtualmente dentro da plataforma para que o aluno possa assistir quando quiser durante todo o curso.

Metodologia

As aulas serão na modalidade remota e as práticas pedagógicas a serem empregadas no curso estão pautadas nas seguintes concepções de ensino e aprendizagem: aprendizagem autodirigida; aprendizagem baseada em problemas ou casos e aprendizagem orientada para a realização de questões dos concursos das áreas citadas acima, por meio de aulas expositivas, seminários, pesquisas e estudos de casos.

Grade Horária

Cada disciplina terá a duração de 30h/aulas, com os seguintes temas:

Gestão e organizações públicas 30
Projeto em gestão pública 30