Concurso ANAC 2023: Edital Publicado para 70 Vagas de Nível Superior

Índice do conteúdo

Concurso ANAC 2023: Edital Publicado para 70 Vagas de Nível Superior


Na última sexta-feira, 8 de dezembro, o Diário Oficial da União trouxe o aguardado edital do novo concurso da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Com 70 vagas disponíveis para o cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil, este certame representa uma oportunidade única para profissionais de nível superior ingressarem nessa carreira promissora.

Inscrições Abertas: De 13 de dezembro a 4 de janeiro de 2024

Os interessados em participar do concurso podem realizar suas inscrições a partir de 13 de dezembro de 2023 até 4 de janeiro de 2024. O processo de inscrição é conduzido pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), instituição responsável pela execução do certame.

Vagas e Áreas de Atuação

O concurso oferece um total de 70 vagas, todas destinadas ao cargo de especialista em Regulação de Aviação Civil, que requer nível superior. As vagas estão distribuídas em três áreas distintas: 25 para profissionais em qualquer área de formação com licença de piloto(a) de avião ou helicóptero, 25 para engenheiros(as) e 20 para profissionais de qualquer segmento de formação.

Inclusão e Reserva de Vagas

O edital destaca o compromisso com a inclusão, destinando 5% das vagas para candidatos com deficiência e reservando 20% para pessoas negras. A seleção visa promover a diversidade e a representatividade na Agência.

Processo Seletivo em Duas Etapas

O processo seletivo será dividido em duas etapas. A primeira inclui a aplicação das provas objetiva e discursiva, programadas para 3 de março de 2024, além da avaliação de títulos. A segunda etapa consistirá em um curso de formação com até 160 horas de duração, a ser realizado em Brasília (DF) no mês estimado de agosto de 2024, combinando aulas online e presenciais.

Remuneração Atrativa de R$ 16.413,35

Os especialistas nomeados serão remunerados no valor de R$ 16.413,35, estando sujeitos ao Regime Jurídico Único dos Servidores Civis da União, Autarquias e Fundações Públicas Federais, conforme a Lei nº 8.112/1990.

O Primeiro Concurso em Oito Anos

Vale ressaltar que este é o primeiro concurso público da ANAC em oito anos. O último, realizado em 2015, preencheu 150 vagas em diversas carreiras. Atualmente, o quadro de servidores concursados da Agência é composto por 1.187 pessoas.

Funções do Especialista na ANAC

O especialista em Regulação de Aviação Civil desempenha um papel crucial na regulação, inspeção, fiscalização e controle da aviação civil brasileira. Suas responsabilidades incluem a elaboração de normas, certificação de empresas e profissionais, além da fiscalização de operações aéreas, aeroportos e empresas do setor, com foco em segurança e qualidade do transporte aéreo.

Sobre a ANAC: Garantindo a Segurança e Excelência na Aviação Civil

A Agência Nacional de Aviação Civil, criada em 2005, é uma autarquia federal vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos. Sua missão é regular, normatizar, certificar e fiscalizar o funcionamento do transporte aéreo no Brasil, promovendo a segurança e a excelência na aviação civil.

Não Perca a Oportunidade: Inscreva-se Agora!

Para mais detalhes e acesso ao edital completo, visite a página de Concursos Públicos da ANAC. As inscrições estão abertas a partir de 13 de dezembro de 2023, e o prazo se encerra em 4 de janeiro de 2024. Não deixe passar essa chance de fazer parte da equipe que molda o futuro da aviação civil no Brasil. Inscreva-se e trilhe uma carreira de sucesso na ANAC!

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Destaques

Você também pode gostar

× Como podemos te ajudar?