Sobre o NAE
O NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante é um serviço oferecido aos alunos, com a finalidade de apoiá-los em seu desempenho acadêmico, tendo vista seu desenvolvimento como ser humano, sua capacitação profissional e o exercício da cidadania, por meio de ambiente de harmonia, respeito mútuo e democracia, conforme a missão e os princípios decorrentes da Instituição. Cabe ao NAE, acompanhar o processo de aproveitamento do aprendizado, diagnosticar dificuldades e indicar soluções apropriadas dos estudantes, a fim de desenvolver a autonomia, a aprendizagem ativa e contribuir para a construção da carreira pautada pelo protagonismo. Prestar atendimento a alunos em situações de vulnerabilidade em saúde mental ou dificuldades na performance acadêmica constitui a principal frente de acolhimento realizados pelo NAE. Porém, qualquer necessidade relacionada aos alunos será recepcionada com a mesma atenção e presteza.
Do Atendimento:
O agendamento para atendimento no NAE poderá ser requisitado pelo próprio estudante mediante preenchimento de formulário ou por assessoria das coordenações dos cursos.
Competências do NAE
- Recepcionar os alunos ingressantes na Instituição;
- Divulgar a existência do NAE e as possibilidades de contribuição do Núcleo para a formação continuada dos estudantes
- Participar nas entrevistas de seleção de alunos bolsistas, quando solicitado;
- Acompanhar o estudante no que diz respeito ao seu ingresso na instituição e suas condições de permanência na IES por meio da divulgação de suas normas;
- Acompanhar o estudante de todos os semestres quanto a sua evolução acadêmica, no que tange a: o desempenho acadêmico, a frequência, as motivações, etc.
- Promover orientações acadêmicas às turmas ou indivíduos, quando encaminhadas pelos docentes e/ou coordenação de curso;
- Atender às dificuldades de aprendizagem e relacionamentos nas salas de aula;
- Oferecer apoio psicopedagógico ao estudante quanto aos ajustes ao corpo discente e docente;
- Orientar os estudantes nas situações que envolvem relacionamentos interpessoais fora da instituição, como por exemplo, nas suas relações familiares ou de trabalho.
- Encaminhar os estudantes a instituições e profissionais especializados, para fins de diagnóstico e intervenção, quando necessário;
- Elaborar e atualizar constantemente lista de profissionais e instituições credenciados para encaminhamento dos necessitados;
- Promover a interface dos trabalhos do NAE com o diálogo permanente com os docentes (NAP) sobre as necessidades psicopedagógicas dos estudantes, orientando-os quanto à conduta apropriada;
- Planejar as atividades do núcleo com vistas a atender as demandas sugeridas pelos estudantes nos respectivos campi;
- Atuar na articulação dos cursos de nivelamento de alunos ingressantes nas áreas de maior necessidade;
- Propor ações dirigidas aos alunos egressos com o intuito de reconhecer a importância deste segmento para o aperfeiçoamento do trabalho acadêmico;
- Reunir informações sobre os atendimentos prestados e transmiti-las, sistematicamente, aos diretores e coordenadores de curso, assim como os encaminhamentos dados e resultados dos trabalhos do núcleo, de modo periódico.
Devido ao recesso, o serviço de atendimento está temporariamente suspenso.
Data de retorno: 05/08/2024
Precisa de ajuda? Solicite seu atendimento.
Solicite seu Atendimento.
As informações são tratadas em sigilo.
![](https://processus.edu.br/wp-content/uploads/Foto-Prof-768x1024.png)
Psicóloga Simone Doscher
Psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Psicopedagogia e Especialista em Terapia Familiar.
Professora há 18 anos no ensino superior. Tem experiência em Psicologia Organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas, Psicologia do Trabalho e Orientação Profissional. Psicoterapeuta clínica em consultório particular. Coordenadora do SAP da Faculdade Processus. CRP 01/7086.