Search
Close this search box.

Vestibular On-line

Núcleo de Apoio ao Estudante – NAE

Sobre o NAE

NAE – Núcleo de Apoio ao Estudante é um serviço oferecido aos alunos, com a finalidade de apoiá-los em seu desempenho acadêmico, tendo vista seu desenvolvimento como ser humano, sua capacitação profissional e o exercício da cidadania, por meio de ambiente de harmonia, respeito mútuo e democracia, conforme a missão e os princípios decorrentes da Instituição. Cabe ao NAE, acompanhar o processo de aproveitamento do aprendizado, diagnosticar dificuldades e indicar soluções apropriadas dos estudantes, a fim de desenvolver a autonomia, a aprendizagem ativa e contribuir para a construção da carreira pautada pelo protagonismo. Prestar atendimento a alunos em situações de vulnerabilidade em saúde mental ou dificuldades na performance acadêmica constitui a principal frente de acolhimento realizados pelo NAE. Porém, qualquer necessidade relacionada aos alunos será recepcionada com a mesma atenção e presteza.

Do Atendimento:

O agendamento para atendimento no NAE poderá ser requisitado pelo próprio estudante mediante preenchimento de formulário ou por assessoria das coordenações dos cursos.

Competências do NAE

  • Recepcionar os alunos ingressantes na Instituição;
  • Divulgar a existência do NAE e as possibilidades de contribuição do Núcleo para a formação continuada dos estudantes
  • Participar nas entrevistas de seleção de alunos bolsistas, quando solicitado;
  • Acompanhar o estudante no que diz respeito ao seu ingresso na instituição e suas condições de permanência na IES por meio da divulgação de suas normas;
  • Acompanhar o estudante de todos os semestres quanto a sua evolução acadêmica, no que tange a: o desempenho acadêmico, a frequência, as motivações, etc.
  • Promover orientações acadêmicas às turmas ou indivíduos, quando encaminhadas pelos docentes e/ou coordenação de curso;
  • Atender às dificuldades de aprendizagem e relacionamentos nas salas de aula;
  • Oferecer apoio psicopedagógico ao estudante quanto aos ajustes ao corpo discente e docente;
  • Orientar os estudantes nas situações que envolvem relacionamentos interpessoais fora da instituição, como por exemplo, nas suas relações familiares ou de trabalho.
  • Encaminhar os estudantes a instituições e profissionais especializados, para fins de diagnóstico e intervenção, quando necessário;
  • Elaborar e atualizar constantemente lista de profissionais e instituições credenciados para encaminhamento dos necessitados;
  • Promover a interface dos trabalhos do NAE com o diálogo permanente com os docentes (NAP) sobre as necessidades psicopedagógicas dos estudantes, orientando-os quanto à conduta apropriada;
  • Planejar as atividades do núcleo com vistas a atender as demandas sugeridas pelos estudantes nos respectivos campi;
  • Atuar na articulação dos cursos de nivelamento de alunos ingressantes nas áreas de maior necessidade;
  • Propor ações dirigidas aos alunos egressos com o intuito de reconhecer a importância deste segmento para o aperfeiçoamento do trabalho acadêmico;
  • Reunir informações sobre os atendimentos prestados e transmiti-las, sistematicamente, aos diretores e coordenadores de curso, assim como os encaminhamentos dados e resultados dos trabalhos do núcleo, de modo periódico.

Devido ao recesso, o serviço de atendimento está temporariamente suspenso.

Data de retorno: 05/08/2024

Precisa de ajuda? Solicite seu atendimento.

Solicite seu Atendimento.
As informações são tratadas em sigilo.
Dados pessoais
Escolarização
Atendimento

Professora Simone Doscher

Psicóloga. Mestra em Psicologia pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Psicopedagogia e Especialista em Terapia Familiar.

Professora há 21 anos no ensino superior. Tem experiência em Psicologia Organizacional com ênfase em Gestão de Pessoas, Psicologia do Trabalho e Orientação Profissional. Psicoterapeuta clínica em consultório particular. Coordenadora do SAP no UniProcessus. CRP 01/7086.