Search
Close this search box.

Vestibular On-line

Núcleo de Prática Jurídica – NPJ

Sobre o NPJ

Considerando que o nosso comprometimento com nossos alunos vai além da simples formação acadêmica, o UniProcessus conta também com o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ). Este núcleo oferece assistência jurídica gratuita à comunidade, realizada por um grupo composto por professores advogados e alunos matriculados no curso de Direito. Além de ser um serviço que contribui para a comunidade, o NPJ proporciona uma aplicação prática dos conceitos teóricos aprendidos em sala de aula, capacitando os alunos para se tornarem profissionais bem preparados.

O Núcleo de Prática Jurídica do UniProcessus tem como missão estruturar, desenvolver e supervisionar as atividades práticas e estágios, visando a consolidação do desempenho profissional necessário para o bom funcionamento da justiça.

Faça download do regulamento do NPJ

COMO FUNCIONA?

O primeiro atendimento será agendado pela secretaria do Núcleo de Prática Jurídica – NPJ, e os subsequentes serão a depender da complexidade do caso e das solicitações dos alunos, orientadores (professores do NPJ) e o assistido, de acordo com a disponibilidade dos plantões. O agendamento inicial pode ser realizado pelos telefones:

  • Asa Sul – Campus I – Telefone: 3774-7216, Celular: 61 97401-7221  ou
  • Águas Claras – Campus II – Telefone: 3774-7161,  Celular: 61 9 7402-1235


Os alunos desenvolvem atividades não apenas relacionadas à advocacia, mas também à magistratura, Ministério Público e outras áreas jurídicas, além de atender ao público. Entre as tarefas estão a participação em sessões e audiências, redação de peças processuais, visitas a órgãos judiciários, arbitragens e conciliação, todas sob a orientação do coordenador do Núcleo.

QUAIS CAUSAS O NPJ ATENDE?

O NPJ presta assistência em áreas como Família (abrangendo ações de alimentos, guarda, dissolução da união estável, separações e divórcios), Trabalhista, Cíveis, Responsabilidade Civil, Defesa do Consumidor e área Criminal.

As atividades de Prática Jurídica são desenvolvidas com o objetivo de disponibilizar gratuitamente à comunidade carente serviços jurídicos de orientação, consultoria e prática contenciosa.

O assistido deve preencher alguns requisitos: ter renda de até 3 salários mínimos e ser residente do Distrito Federal. Vale ressaltar que o patrocínio da ação está sujeito à avaliação do professor-orientador quanto à temática.

QUEM PODE SE BENEFICIAR?

Os benefícios proporcionados à comunidade incluem, principalmente, o acesso da população carente ao direito e à justiça, além da disseminação de informações sobre questões do cotidiano, como Direito do Consumidor e Direito de Família.